quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Temperatura sobe a 400ºC em região da Jordânia


É notório que em algumas regiões a temperatura poderá ultrapassar seus 50ºC nos próximos 90 anos. Alguns estudiosos holandeses estão alarmados em conseqüência das temperaturas, que aumentaram entre 1,1ºC a 6,4ºC, e declaram que as regiões mais afetadas serão a Índia, a Austrália, a África do Norte e a América do Sul.

De acordo com uma reportagem exclusiva ao site do Terra, na América do Sul, as temperaturas ficarão em torno dos 45ºC, podendo chegar próximo à linha do Equador, e a fronteira da Venezuela com a Colômbia pode ser justamente a região a apontar a mais alta marca verificada em todo o estudo: 52,9ºC.
Os efeitos do aquecimento global na agricultura e na pecuária brasileiras deverão ser mais sentidos, por exemplo, na Região Nordeste, segundo estudo divulgado recentemente. Os pesquisadores dizem que isso deve ocorrer por causa do baixo volume de água disponível atualmente no Polígono da Seca, como afirma o site do Terra.

As principais causas para o aumento crescente da temperatura:
Normalmente são devido às secas. Para se ter um solo seco é preciso ter um solo extremamente ressecado. Para evitar a seca, é preciso ter umidade no local pra se haver um meio natural de respiração, assim não haverá um aumento de temperatura.

Podemos ainda perceber a presença das altas temperaturas quando em um local não se chove há muito tempo; nota-se que o solo fica seco e a evaporação cessa. Então, toda a radiação solar é usada para aquecer, ao invés de provocar a evaporação da água presente na umidade do solo. Devemos perceber que o aumento da evaporação é em consequência do aumento repentino de temperatura.

É devido a isso que o homem deve entrar em ação com o máximo de urgência, evitando esse aumento deliberado da temperatura. Vão algumas dicas:
Não é pararmos nem diminuirmos a emissão de gases como o CO2 e outros gases de efeito estufa, o que não resolveria tudo, mas pelo menos agir rapidamente, o que deixará o processo mais lento.

Devo deixar claro aqui que as extremas temperaturas são raras no sentido de que elas não ocorrerão o tempo todo e nem em todos os anos, mas não tão raras quanto nós gostaríamos. E que é quase certo que as temperaturas vão continuar a subir após a virada do próximo século.

Um exemplo extraordinário de aumento de temperatura aconteceu hoje. E foi catástrófico. E ainda segue sem explicação. Veja à seguir.

"Amã, 7 out (EFE).- As autoridades jordanianas investigam a partir de hoje o que motivou um repentino aumento da temperatura para 400ºC em um local próximo a Amã, informaram fontes oficiais.

PUBLICIDADE
O fenômeno ocorreu nesta terça-feira em uma área de quase dois mil metros quadrados na província de Balqa, 15 quilômetros ao oeste de Amã, segundo o governador da província, Abdul Khalil Sleimat.

"O fenômeno foi descoberto por acaso quando ovelhas entraram no terreno enquanto estavam pastando", disse o governador.

Sleimat contou que, de acordo com os pastores que cuidavam das ovelhas, os animais "foram completamente queimados e desapareceram".

As autoridades isolaram a área e retiraram os moradores do local, acrescentou o governador.

O Governo jordaniano deixou a investigação do fenômeno a cargo de um painel formado por diversos departamentos e instituições acadêmicas.

O chefe da associação jordaniana de geólogos, Bahjat Adwan, descartou a presença de qualquer atividade sísmica ou vulcânica na área.

O diretor do Conselho de Recursos Naturais da Jordânia, Maher Hijazin, informou que certos materiais orgânicos podem ter se juntado e reagido sob a superfície, gerando o inusitado aumento de temperatura.

Hijazin também destacou que há uma rede de água e esgoto que lança seus resíduos na região. EFE"

Um comentário: