quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quem se lembra do Instituto Purifica?


O Instituto Purifica, ao contrário do que muitos falaram, foi, sim, uma campanha de marketing.
Mas não para, simplesmente, pregar a paz neste mundo.
Isso era só uma máscara.
Na verdade, o Instituto Purifica foi um ARG (Alternative Reality Game), onde o Vírus Instituto Purifica (VIP), que, aliás, é do futuro (de 2084), conseguiu invadir os computadores da MTV e fica mandando mensagens para que as pessoas se "alistem" em seu instituto.
A Resistenzia (RTZ), grande batalhadora, era quem tentava livrar o mundo desse Vírus.

Um alternate reality game (ARG) é um tipo de jogo eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.

Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails, telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.

O comercial se tornou febre e pesadelo de milhares de crianças e adolescentes. O personagem principal era uma figura que amedontrava ou instigava à todos. Mas toda essa polêmica fez muita gente passar horas tentando decifrar o jogo, até que logo descobriram a farsa, muito graças à péssima atuação dos apresentadores da MTV, e o jogo saiu do ar poucos meses depois. Hoje o site não está mais no ar e o Instituto Purifica sumiu da MTV ainda em 2006, quando lançado, sem ser comentado posteriormente pela emissora, como se simplesmente não tivesse existido. Atitude de quem fracassou com um projeto que tinha tudo para ser grande. Ou não. Veja um dos comerciais.

3 comentários:

  1. Oi paulo e ai???
    passei aqui pra te dar um oi tbm!
    já estou te seguindo, sempre estarei por aqui

    ;*

    ResponderExcluir
  2. RAFA sempre leio aqui.
    vc é otimo, pra escrever!
    por iso, logo começara uma faculdade, não é?
    hehe

    ResponderExcluir
  3. Um ARG (pelo menos um bom ARG) não tenta enganar as pessoas. Ele não se mostra abertamente como um jogo, porque isso dá um charme especial e atrai a curiosidade das pessoas, mas deixa dicas suficientes por outros meios; quem acompanha sabe que é um jogo antes de se envolver de cabeça na história.

    E o Purifica não morreu; ele teve começo, meio e fim, como planejado, e fez sucesso suficiente para que a MTV resolvesse fazer outro ARG, o Teoria das Cordas. Esse sim teve uma morte silenciosa; embora melhor (pelo menos na minha opinião), não atraiu tanta gente, e acabou saindo do ar antes que todos os mistérios tivessem sido decifrados.

    ResponderExcluir